quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fichamento


FICHAMENTO

Texto de autoria de: VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor, setembro de 1997.  

O presente artigo apresenta os principais marcos do desenvolvimento da Informática na Educação nos Estados Unidos da América, na França e do Brasil. No Brasil a história da informática na tem inicio por volta dos anos 70 a partir de algumas experiências em algumas Universidades, mais apenas nos anos 80 ela se estabelece através de diversas atividades, e este foi um período de muitas dificuldades na inserção desse recurso na educação, a informática não se consolida no sistema educacional pois a maioria dos professores não responderam muito bem a chegada deste recurso.
 Além também da falta de verbas, a preparação inadequada de professores, dentre outros fatores que acabaram por dificultar a inserção da informática na educação. Sobre o Programa Brasileiro de Informática na Educação, aonde o computador tinha como função provocar mudanças pedagógicas e não automatizar o ensino, desenvolver capacidade lógica, alfabetizar, preparar o aluno para o trabalho em empresa, demandando assim uma nova abordagem para os cursos de formação dos professores e novas políticas para projetos as área.
Assim como também descreve as bases para a Informática na Educação no Brasil, aonde a implantação do programa de informática na educação no Brasil tem inicio no primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados em 81 e 82. Esses seminários estabeleceram um programa de atuação que originou o EDUCOM.
E trata também a questão da formação do professor, aonde os avanços tecnológicos chegaram atropelando o processo de formação do professor, aonde o mesmo não possuía conhecimentos necessários para a utilização correta desta ferramenta na educação, surgindo assim cursos de formação para a aquisição desses conhecimentos, aonde esta formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimentos sobre técnicas computacionais, entendendo como e porque inserir esse recurso na educação, na sua prática pedagógica superando barreiras e dando mais qualidade ao ensino.
Palavras chave: Educação, Formação, Informática.
O autor divide seu artigo em alguns tópicos tratando de cada tema individualmente, porém todo o texto em si se apresenta correlacionado.

A influência de outros países no desenvolvimento da informática na educação brasileira.
“A Informática na Educação no Brasil nasce a partir do interesse de educadores de algumas universidades brasileiras motivados pelo que já vinha acontecendo em outros países como nos Estados Unidos da América e na França.”
“Apesar das nossas inúmeras diferenças, os avanços pedagógicos conseguidos através da informática são quase os mesmos que em outros países. Nesse sentido estamos no mesmo barco. “

Informática na educação nos Estados Unidos da América
“Nos Estados Unidos, o uso de computadores na educação é completamente descentralizado e independente das decisões governamentais. O uso do computador nas escolas é pressionado pelo desenvolvimento tecnológico e pela competição estabelecida pelo livre mercado das empresas que produzem software, das universidades e das escolas. As mudanças de ordem tecnológica são fantásticas e palpáveis mas não têm correspondência com as mudanças pedagógicas. “

Informática na educação na França
“Na questão da Informática na Educação, a França foi o primeiro país ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo. A perda da hegemonia cultural (e conseqüentemente da hegemonia econômica) para os Estados Unidos e o ingresso da França no Mercado Comum Europeu levou os políticos franceses a buscarem essa hegemonia através do domínio da essência da produção, transporte e manipulação das informações encontradas na informática.”

As bases para a informática na educação no Brasil
“No Brasil, como em outros países, o uso do computador na educação teve início com algumas experiências em universidades, no princípio da década de 70. Em 1975, foi produzido o documento "Introdução de Computadores no Ensino do 2° Grau", financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino e, nesse mesmo ano, aconteceu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao país, os quais lançaram as primeiras sementes das idéias do Logo. “

Formação de professores em informática na educação
“A formação de professores do 1º e 2º graus para usarem a informática na educação recebeu uma atenção especial de todos os centros de pesquisa do EDUCOM. É a atividade principal de todos os Centros de Informática Educativa .”
“Essa formação tem sido feita através de cursos que requerem a presença continuada do professor em formação. Isso significa que o professor em formação deve deixar sua prática pedagógica ou compartilhar essa atividade com as demais exigidas pelos cursos de formação. Além das dificuldades operacionais que a remoção do professor da sala de aula causa, os cursos de formação realizados em locais distintos daquele do dia-a-dia do professor, acarretam ainda outras.”

Evolução do computador no Brasil e as implicações na formação de professores.
“Nos Estados Unidos o Apple foi o microcomputador disseminado nas escolas. Era uma máquina simples, de fácil compreensão e domínio, muito flexível e relativamente poderosa e robusta.”
“Essa flexibilidade e fácil domínio fez com que fosse possível o desenvolvimento de todo tipo de software e de hardware para o Apple. E isso era feito tanto por empresas e por especialistas da área da computação, quanto por professores, pais, alunos e pessoas que se interessavam pela produção de material a ser utilizado na educação. O resultado foi a avalanche de material que mencionamos anteriormente.
“No Brasil, embora existissem mais de 40 diferentes fabricantes de computadores do tipo Apple e muito software e hardware disponível, ele não foi adotado como o computador da educação. Isso aconteceu principalmente por limitações técnicas como por exemplo, a impossibilidade de se usar os caracteres da língua portuguesa. Era impossível imaginar que o aluno fosse usar um instrumento na escola que não permitisse escrever corretamente palavras da sua língua entrou nas escolas. “.

Deparamos-nos com diversas questões importantes a serem analisadas e discutidas sobre a informática na educação como:
A questão da utilização dos computadores nas escolas, como foi este impacto e como foi variando de acordo com o local, a prática do professor diante dessas ferramentas de apoio, como aliá-la de maneira positiva na educação assim como a formação desses professores em informática na educação.
O artigo se apresenta de forma muito interessante e de fácil compreensão, aonde as ideias são bem organizadas de forma que facilita acompanhar todo o contexto apresentado.
É bem interessante conhecemos sobre o surgimento da informática no nosso país, como ele se deu, seus marcos importantes para história. Assim como também essa mesma caracterização e relação a outros países, e o mais interessante, a influência de uns nos outros.
A questão da formação abordada é de suma importância, pois não adianta nada ter novos recursos para educação se os professores não estão preparados para inserir os este recurso na sua prática pedagógica.

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