FICHAMENTO
Texto
de autoria de: VALENTE, José
Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na
educação no Brasil: a questão da formação do professor, setembro de 1997.
O
presente artigo apresenta os principais marcos do desenvolvimento da
Informática na Educação nos Estados Unidos da América, na França e do Brasil.
No Brasil a história da informática na tem inicio por volta dos anos 70 a
partir de algumas experiências em algumas Universidades, mais apenas nos anos 80
ela se estabelece através de diversas atividades, e este foi um período de
muitas dificuldades na inserção desse recurso na educação, a informática não se
consolida no sistema educacional pois a maioria dos professores não responderam
muito bem a chegada deste recurso.
Além também da falta de verbas, a preparação
inadequada de professores, dentre outros fatores que acabaram por dificultar a
inserção da informática na educação. Sobre o Programa Brasileiro de Informática
na Educação, aonde o computador tinha como função provocar mudanças pedagógicas
e não automatizar o ensino, desenvolver capacidade lógica, alfabetizar,
preparar o aluno para o trabalho em empresa, demandando assim uma nova
abordagem para os cursos de formação dos professores e novas políticas para
projetos as área.
Assim
como também descreve as bases para a Informática na Educação no Brasil, aonde a
implantação do programa de informática na educação no Brasil tem inicio no
primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados em
81 e 82. Esses seminários estabeleceram um programa de atuação que originou o
EDUCOM.
E trata
também a questão da formação do professor, aonde os avanços tecnológicos
chegaram atropelando o processo de formação do professor, aonde o mesmo não
possuía conhecimentos necessários para a utilização correta desta ferramenta na
educação, surgindo assim cursos de formação para a aquisição desses
conhecimentos, aonde esta formação do professor deve prover condições para que
ele construa conhecimentos sobre técnicas computacionais, entendendo como e
porque inserir esse recurso na educação, na sua prática pedagógica superando
barreiras e dando mais qualidade ao ensino.
Palavras
chave: Educação, Formação, Informática.
O autor divide seu artigo em alguns tópicos
tratando de cada tema individualmente, porém todo o texto em si se apresenta
correlacionado.
A influência de outros países no desenvolvimento da informática na
educação brasileira.
“A Informática na Educação no Brasil nasce a partir do interesse de
educadores de algumas universidades brasileiras motivados pelo que já vinha
acontecendo em outros países como nos Estados Unidos da América e na França.”
“Apesar das nossas inúmeras diferenças, os avanços pedagógicos
conseguidos através da informática são quase os mesmos que em outros países.
Nesse sentido estamos no mesmo barco. “
Informática na educação nos Estados Unidos da América
“Nos Estados Unidos, o uso de computadores na educação é completamente
descentralizado e independente das decisões governamentais. O uso do computador
nas escolas é pressionado pelo desenvolvimento tecnológico e pela competição
estabelecida pelo livre mercado das empresas que produzem software, das
universidades e das escolas. As mudanças de ordem tecnológica são fantásticas e
palpáveis mas não têm correspondência com as mudanças pedagógicas. “
Informática na educação na França
“Na questão da Informática na Educação, a França foi o primeiro país
ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o desafio da
informática na educação e servir de modelo para o mundo. A perda da hegemonia
cultural (e conseqüentemente da hegemonia econômica) para os Estados Unidos e o
ingresso da França no Mercado Comum Europeu levou os políticos franceses a
buscarem essa hegemonia através do domínio da essência da produção, transporte
e manipulação das informações encontradas na informática.”
As bases para a informática na educação no Brasil
“No Brasil, como em outros países, o uso do computador na educação teve
início com algumas experiências em universidades, no princípio da década de 70.
Em 1975, foi produzido o documento "Introdução de Computadores no Ensino
do 2° Grau", financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino e, nesse
mesmo ano, aconteceu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao
país, os quais lançaram as primeiras sementes das idéias do Logo. “
Formação
de professores em informática na educação
“A formação de professores do 1º e 2º graus para usarem a informática na
educação recebeu uma atenção especial de todos os centros de pesquisa do
EDUCOM. É a atividade principal de todos os Centros de Informática Educativa .”
“Essa formação tem sido feita através de cursos que requerem a presença
continuada do professor em formação. Isso significa que o professor em formação
deve deixar sua prática pedagógica ou compartilhar essa atividade com as demais
exigidas pelos cursos de formação. Além das dificuldades operacionais que a
remoção do professor da sala de aula causa, os cursos de formação realizados em
locais distintos daquele do dia-a-dia do professor, acarretam ainda outras.”
Evolução
do computador no Brasil e as implicações na formação de professores.
“Nos Estados Unidos o Apple foi o microcomputador disseminado nas
escolas. Era uma máquina simples, de fácil compreensão e domínio, muito
flexível e relativamente poderosa e robusta.”
“Essa flexibilidade e fácil domínio fez com que fosse possível o
desenvolvimento de todo tipo de software e de hardware para o Apple. E isso era
feito tanto por empresas e por especialistas da área da computação, quanto por
professores, pais, alunos e pessoas que se interessavam pela produção de
material a ser utilizado na educação. O resultado foi a avalanche de material que
mencionamos anteriormente.
“No Brasil, embora existissem mais de 40 diferentes fabricantes de
computadores do tipo Apple e muito software e hardware disponível, ele não foi
adotado como o computador da educação. Isso aconteceu principalmente por
limitações técnicas como por exemplo, a impossibilidade de se usar os
caracteres da língua portuguesa. Era impossível imaginar que o aluno fosse usar
um instrumento na escola que não permitisse escrever corretamente palavras da
sua língua entrou nas escolas. “.
Deparamos-nos com diversas
questões importantes a serem analisadas e discutidas sobre a informática na
educação como:
A questão da utilização dos
computadores nas escolas, como foi este impacto e como foi variando de acordo
com o local, a prática do professor diante dessas ferramentas de apoio, como
aliá-la de maneira positiva na educação assim como a formação desses
professores em informática na educação.
O artigo se apresenta de forma muito interessante e de fácil
compreensão, aonde as ideias são bem organizadas de forma que facilita
acompanhar todo o contexto apresentado.
É bem interessante conhecemos sobre o surgimento da informática no nosso
país, como ele se deu, seus marcos importantes para história. Assim como também
essa mesma caracterização e relação a outros países, e o mais interessante, a
influência de uns nos outros.
A questão da formação abordada é de suma importância, pois não adianta
nada ter novos recursos para educação se os professores não estão preparados
para inserir os este recurso na sua prática pedagógica.
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