tag:blogger.com,1999:blog-15373868916657683522024-02-08T03:33:58.419-08:00Educação BlogadaHellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-1537386891665768352.post-11295474905769865532012-05-23T20:37:00.001-07:002012-05-23T20:37:31.843-07:00FICHAMENTO II<br />
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">CYSNEIROS, P. G.<span class="apple-converted-space"> </span>Novas tecnologias na sala de aula:
melhoria do ensino ou inovação conservadora?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%;">
<span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></div>
<div class="Default">
<br /></div>
<div class="Default" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 35.0pt; margin-top: 6.0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 9.0pt;">O presente artigo nos proporciona
inicialmente uma trajetória acerca da história da tecnologia educacional e em
uma analise fenomenológica da relação ser humano - máquina - realidade, como
também aspectos da comunicação na sala de aula que podem ser transformados,
ampliados ou reduzidos com os recursos da informática. <o:p></o:p></span></div>
<div class="Default" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 0cm; margin-right: 35.0pt; margin-top: 6.0pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 9.0pt;">Trata da tecnologia educacional, das
novas abordagens de comunicação na escola, mediadas pelas novas tecnologias da
informação. Possibilitando-nos uma reflexão sobre a inserção das mesmas nas
escolas, aonde apenas colocar equipamentos nas escolas, formar professores para
utiliza-las, não significa melhoria na qualidade de educação, de que as mesmas
estão de fato sendo exploradas de forma correta. Assim como também uma noção do
que vem a ser a multidisciplinaridade da informática na educação, da utilização
da internet, da informação, como as mesmas se articulam ao processo de educação.
<o:p></o:p></span></div>
<div class="Default" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 35.0pt; margin-right: 35.0pt; margin-top: 6.0pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="Default" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 35.0pt; margin-right: 35.0pt; margin-top: 6.0pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="Default" style="margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 35.0pt; margin-right: 35.0pt; margin-top: 6.0pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: center;">
<b><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">HISTÓRIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL</span></b><span style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 14pt; line-height: 150%;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Sua
principal conclusão é que o uso de artefatos tecnológicos na escola tem sido
uma história de insucessos, caracterizada por um ciclo de quatro ou cinco
fases, que se inicia com pesquisas mostrando as vantagens educacionais do seu
uso, complementadas por um discurso dos proponentes salientando a obsolescência
da escola (...) Em cada ciclo, uma nova sequência de estudos aponta prováveis
causas do pouco sucesso da inovação, tais como falta de recursos, resistência
dos professores, burocracia institucional, equipamentos inadequados.” (p. 13).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Após
algum tempo surge outra tecnologia e o ciclo recomeça, com seus defensores
argumentando que foram aprendidas as lições do passado, que os novos recursos
tecnológicos são mais poderosos e melhores que os anteriores, podendo realizar
coisas novas, conforme demonstram novas pesquisas. E o ciclo fecha-se novamente
com uso limitado e ganhos educacionais modestos.” (p.14).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Nossa
utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e não defendo
posições tradicionalistas ou contrárias à tecnologia na educação”. Vejo as
novas tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria
de algumas atividades nas nossas salas de aula. (...) É um discurso tentando
nos convencer a dar mais importância a objetos virtuais, apresentados em
telinhas bidimensionais, deixando implícito que a aprendizagem com objetos
concretos em tempos e espaços reais está obsoleta. “ (p.14).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“No
Brasil percorremos uma história análoga, certamente mais recheada de
insucessos, como demonstram teses e dissertações sobre o tema. Também tivemos
uma política de rádio na educação, seguida de outras com grandes investimentos
nas televisões educativas em todo o país, sempre acompanhadas de discursos
inovadores”. (p.15).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Atualmente
estamos vivendo um outro estágio, com uma política federal de se colocar 100
mil computadores em escolas públicas e treinar 25 mil professores em dois anos,
através do projeto PROINFO[xii] cujo ponto divergente de políticas passadas é a
intenção de se alocar quase metade do dinheiro para formação de recursos
humanos, procurando evitar os erros cometidos em programas deste mesmo governo
como o vídeo escola, onde a ênfase maior foi na colocação de equipamentos nas escolas.
“ (p.15).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Apesar
de ter havido avanços, algumas falhas desta política já podem ser notadas, como
a ausência de articulação com os demais programas de tecnologia educativa do
MEC, especialmente com o vídeo escola, e com outros como educação especial.
Também não foi contemplada a formação regular de professores nas universidades,
principalmente aqueles que estão concluindo seus cursos e entrando no mercado
de trabalho.” (p.15).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Várias
faculdades de educação de universidades públicas que estão ministrando cursos
de especialização para os professores que irão atuar como multiplicadores nos
Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) do PROINFO, não dispõem de
laboratórios para trabalho com Informática Na educação. Finalmente, não existe
uma política de apoio a pesquisas que façam acompanhamento e deem suporte aos
NTEs que irão formar os professores da escolas beneficiadas.”(p.15).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<br /></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">INOVAÇÃO CONSERVADORA<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“A
história da tecnologia educacional contém muitos exemplos de inovação
conservadora, de ênfase no meio e não no conteúdo. Devido ao efeito dramático,
sedutor, da mídia, em certos casos a atenção era concentrada na aparência da
aula, tomando-se como algo “dado” o conteúdo veiculado, seja na sala de aula
por transparências ou filmes, ou pela difusão ampla de conteúdos, através da
TV, do rádio ou mesmo de livros textos cheios de figuras, cores, desenhos,
fotos. “ (p.16).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“As
disciplinas de fundamentação também não ajudavam muito, ao preconizarem
princípios e leis gerais de aprendizagem e de ensino, sem focar a aplicação de
tais conhecimentos em conceitos específicos e sem a pesquisa sobre o ensino de
tais conceitos, que oferecesse ao professor indicadores da eficácia dos novos
meios e modos de apresentar o conteúdo.” (p.16).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Atualmente
a inovação conservadora mais interessante é o uso de programas de projeção de
tela de computadores, notadamente o PowerPoint<sup><span style="mso-text-raise: 3.0pt; position: relative; top: -3.0pt;">©</span></sup>, com o qual o espetáculo visual
(e auditivo) pode tornar-se um elemento de divagação, enquanto o professor
solitário na frente da sala recita sua lição com ajuda de efeitos especiais,
mostrando objetos que se movimentam, fórmulas, generalizações, imagens que
podem ter pouco sentido para a maioria de um grupo de aprendizes. (...) tais
tecnologias amplificam a capacidade expositiva do professor, reduzindo a
posição relativa do aluno ou aluna na situação de aprendizagem. “ (p.16).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Vários
autores reconhecem que os usos educativos das tecnologias da informação na
última década - instrução assistida por computador (CAI), informações em rede,
aprendizado à distância - foram embasados em métodos pedagógicos tradicionais:
fluxo unidirecional de informações, tipicamente um professor falando ou
comentando imagens para alunas e alunos passivos.” (p.17).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Um
excelente exemplo de inovação conservadora encontra-se em um belo livro de
Asimov [xiv], exibindo e comentando uma série de cartões produzidos por um
desenhista francês no final do século passado, imaginando o que seria a
sociedade do ano dois mil. (...) Há pouco tempo vi uma foto em uma revista
semanal de educação, provando que o desenhista estava certo, ilustrando uma
situação semelhante em uma escola paulista de elite, onde os alunos portavam
óculos de realidade virtual em lugar de fones de ouvido.” (p.18).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“A
presença da tecnologia na escola, mesmo com bons software, não estimula os
professores a repensarem seus modos de ensinar nem os alunos a adotarem novos
modos de aprender. (...) Um bisturi a laser não transforma um médico em bom
cirurgião, embora um bom cirurgião possa fazer muito mais se dispuser da melhor
tecnologia médica, em contextos apropriados.” (p.18).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: center;">
<br /></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: center;">
<b><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">INTERNET, INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO<o:p></o:p></span></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: center;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Outro
aspecto que pode confundir o educador é o discurso da necessidade da informação
(colocado por Seymour Papert [xvi], e por alguns conferencistas de congressos
de informática), que nos causa de inicio certa angústia ao concluirmos que a
escola não tem acesso imediato à enorme quantidade de informação que é
produzida diariamente no mundo.” (p.19).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“É
fácil concluir que a escola também está obsoleta, que a disciplina que ensina
está desatualizada, que os livros são antiquados, etc. Em tais horas, devido ao
sentimento de inadequação, não ocorre ao professor que o mais importante é o
ato de pensar com determinadas informações, não o acesso indiscriminado a qualquer
informação.” (p.19).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Embora
a Internet seja um recurso com muito potencial para determinadas atividades
educativas, ela também pode ser mais um fator de colonialismo cultural, pois
estamos recebendo a informação daqueles que tem condições de colocá-la nos
computadores, reduzindo nossa presença e ampliando o alcance do poder de suas ideias,
com todos os fatores associados do formato hipertexto, da velocidade, de
multi-representações.” (p.20).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Nesta
ótica, é muito importante que coloquemos tais máquinas nas mãos de nossas
crianças e adolescentes, porém sempre predominando o ato de educar, de examinar
criticamente - numa atitude freiriana -, aquilo que está lá. Onde a sabedoria
de um professor de uma escola rural, ou de um velho pescador da comunidade,
pode ser mais importante para a formação da identidade da criança e para a
sobrevivência da cultura do que toda a informação que é produzida diariamente
nos lugares sofisticados do planeta.” (p.20).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Embora
devamos perseguir o ideal de uma aprendizagem estimulante e auto motivadora -
em salas de aulas ricas em recursos e com respeito à individualidade e
espontaneidade do aprendiz - sabemos que além do prazer da descoberta e da
criação, é necessário disciplina, persistência, suor, tolerância à frustração,
aspectos do cotidiano do aprender e do educar que não serão eliminados por
computadores.” (p.20).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">UMA CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA DA TECNOLOGIA
EDUCACIONAL<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“A
Fenomenologia tenta abordar os objetos do conhecimento tais como aparecem, isto
é, tais como “se apresentam” à consciência de quem procura conhecê-los. (...)
Tal abordagem, embora pareça fácil, torna-se difícil pela enorme complexidade
da experiência humana. Como diz um ditado, o peixe é o último a descobrir a
água. “ (p.21).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Nossa
experiência da realidade é transformada quando usamos instrumentos {Ser Humano
> (máquina) > Mundo}. Através do instrumento há uma seleção de
determinados aspectos da realidade, com ampliações e reduções. A amplificação é
o aspecto mais saliente e pode nos deixar impressionados, maravilhados, ao
experimentarmos coisas (ou aspectos de objetos conhecidos) que não conhecíamos
antes, com nossos sentidos nus. A redução, ao contrário, é recessiva e pode
passar despercebida, uma vez que não ocupa necessariamente nossa consciência,
impressionada com o novo. “(p.21).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Uma
das conclusões de uma primeira análise fenomenológica superficial é que a
tecnologia não é neutra, no sentido de que seu uso proporciona novos
conhecimentos do objeto, transformando, pela mediação, a experiência
intelectual e afetiva do ser humano, individualmente ou em coletividade;
possibilitando interferir, manipular, agir mental e ou fisicamente, sob novas
formas, pelo acesso a aspectos até então desconhecidos do objeto”. (p.22)<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Dependendo
do objeto, do sujeito (mais ou menos crítico), de sua história e da situação
especifica, pode-se considerar as novas características ampliadas do objeto
como mais reais do que aquelas conhecidas sem a ajuda de instrumentos. (...)
Neste sentido, as realidades possibilitadas pelas novas tecnologias da
informação podem ser alienantes, como nos relatos dos viciados em computadores.”
(p.22).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Para
ilustrar, examinemos superficialmente o uso mais comum de computadores, que é a
manipulação de textos. Que aspectos do objeto texto podem ser selecionados,
ampliados, reduzidos através do instrumento? O texto em papel (em átomos amplia
a permanência da escrita (não é facilmente modificável) e a comodidade de
manuseio pelo leitor, podendo ser transportado para qualquer lugar, colocado em
qualquer posição, riscado, dobrado, relido, compartilhado sem necessidade de
qualquer outro suporte auxiliar. (p.23). <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">“</span><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">Já o texto eletrônico (em bits, segundo o autor
citado) é facilmente modificável e transportável sem as limitações de
distâncias, mas depende de um computador e de energia elétrica para ser lido;
também não é tão móvel como um conjunto de folhas de papel e não pode ser
riscado com tanta facilidade.” (p.23).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">“Sandholtz,
Ringstaff & Dwyer [xxii], nos oferecem um dos raros relatos baseados no
cotidiano de vários professores de escolas norte-americanas saturadas de
tecnologia, durante cerca de uma década, assistidos por especialistas. (...)
Isto no entanto, não significa que não devamos iniciá-la, que o professor
desista de experimentar, de ousar. Lembro, por exemplo, de um jovem professor
de uma escola de periferia de Recife, que aos sábados levava seu computador
pessoal para a escola, compartilhando-o com um grupo de alunos. “(p.23).<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%;">O
texto em si nos aborda todas as questões relacionadas a uma construção de novas
formas de ensinar e de aprender, de conhecimentos novos, assim como também as
consequências dessas novas, aonde o professor como peça fundamental neste
processo deverá ter uma atitude permanente de tolerância à frustração e de
pesquisa não formal, de busca, de descoberta e criação. Descoberta de usos
pedagógicos da tecnologia já experimentados por outros, que exige comunicação,
troca, estudo, exploração. Criação no sentido de adaptação, de extensão, de
invenção. Aonde nesses processos o sucesso e o fracasso estarão sempre
presentes.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: Calibri;">O artigo levanta vários questionamentos acerca
dessas novas formas de conhecimento. Falta de estrutura para abarcar essas
tecnologias, e de fato proporcionar um ensino de qualidade, falta de recursos,
de infraestrutura, de verba, de capacitação profissional, enfim levanta
questões a todo o momento sobre o que seja essa tecnologia, sua validação, até
que ponto ela pode ser considerada melhor ou não em relação á outra. Quais as
dificuldades encontradas na sua execução, assim como também questões sobre os
aspectos da comunicação na sala de aula, quais tipos de transformação que podem
acontecer. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>Hellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1537386891665768352.post-57330647880339699322012-05-02T16:55:00.002-07:002012-05-02T16:56:39.190-07:00Higiene Pessoal<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dz2wuBH4yKZFFgJcMR77R1QfHhOnn_pKowlyWqVpf7XF_E1SdJ-C6Lwp2hs14U7N-v3sfFxYGdSEEWnz-MfAw' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe></div>
<br />Hellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1537386891665768352.post-53766570012592800722012-05-02T06:14:00.000-07:002012-05-02T06:14:00.852-07:00Fichamento<br />
<div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: center;">
<b><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 12.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">FICHAMENTO<o:p></o:p></span></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: center;">
<b><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 12.0pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="background-attachment: initial; background-clip: initial; background-color: white; background-image: initial; background-origin: initial; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Texto
de autoria de:<span class="apple-converted-space"> </span>VALENTE, José
Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na
educação no Brasil: a questão da formação do professor, setembro de 1997. </span><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"> <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; mso-outline-level: 2; text-align: justify; text-indent: 18.0pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">O
presente artigo apresenta os principais marcos do desenvolvimento da
Informática na Educação nos Estados Unidos da América, na França e do Brasil.
No Brasil a história da informática na tem inicio por volta dos anos 70 a
partir de algumas experiências em algumas Universidades, mais apenas nos anos 80
ela se estabelece através de diversas atividades, e este foi um período de
muitas dificuldades na inserção desse recurso na educação, a informática não se
consolida no sistema educacional pois a maioria dos professores não responderam
muito bem a chegada deste recurso.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; mso-outline-level: 2; text-align: justify; text-indent: 18.0pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"> Além também da falta de verbas, a preparação
inadequada de professores, dentre outros fatores que acabaram por dificultar a
inserção da informática na educação. Sobre o Programa Brasileiro de Informática
na Educação, aonde o computador tinha como função provocar mudanças pedagógicas
e não automatizar o ensino, desenvolver capacidade lógica, alfabetizar,
preparar o aluno para o trabalho em empresa, demandando assim uma nova
abordagem para os cursos de formação dos professores e novas políticas para
projetos as área. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; mso-outline-level: 2; text-align: justify; text-indent: 18.0pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Assim
como também descreve as bases para a Informática na Educação no Brasil, aonde a
implantação do programa de informática na educação no Brasil tem inicio no
primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados em
81 e 82. Esses seminários estabeleceram um programa de atuação que originou o
EDUCOM.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; mso-outline-level: 2; text-align: justify; text-indent: 18.0pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">E trata
também a questão da formação do professor, aonde os avanços tecnológicos
chegaram atropelando o processo de formação do professor, aonde o mesmo não
possuía conhecimentos necessários para a utilização correta desta ferramenta na
educação, surgindo assim cursos de formação para a aquisição desses
conhecimentos, aonde esta formação do professor deve prover condições para que
ele construa conhecimentos sobre técnicas computacionais, entendendo como e
porque inserir esse recurso na educação, na sua prática pedagógica superando
barreiras e dando mais qualidade ao ensino.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Palavras
chave: Educação, Formação, Informática.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-indent: 18.0pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">O autor divide seu artigo em alguns tópicos
tratando de cada tema individualmente, porém todo o texto em si se apresenta
correlacionado.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<u><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">A influência de outros países no desenvolvimento da informática na
educação brasileira.<o:p></o:p></span></u></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“A Informática na Educação no Brasil nasce a partir do interesse de
educadores de algumas universidades brasileiras motivados pelo que já vinha
acontecendo em outros países como nos Estados Unidos da América e na França.”<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“Apesar das nossas inúmeras diferenças, os avanços pedagógicos
conseguidos através da informática são quase os mesmos que em outros países.
Nesse sentido estamos no mesmo barco. “<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<u><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Informática na educação nos Estados Unidos da América<o:p></o:p></span></u></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“Nos Estados Unidos, o uso de computadores na educação é completamente
descentralizado e independente das decisões governamentais. O uso do computador
nas escolas é pressionado pelo desenvolvimento tecnológico e pela competição
estabelecida pelo livre mercado das empresas que produzem software, das
universidades e das escolas. As mudanças de ordem tecnológica são fantásticas e
palpáveis mas não têm correspondência com as mudanças pedagógicas. “<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<u><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Informática na educação na França<o:p></o:p></span></u></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“Na questão da Informática na Educação, a França foi o primeiro país
ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o desafio da
informática na educação e servir de modelo para o mundo. A perda da hegemonia
cultural (e conseqüentemente da hegemonia econômica) para os Estados Unidos e o
ingresso da França no Mercado Comum Europeu levou os políticos franceses a
buscarem essa hegemonia através do domínio da essência da produção, transporte
e manipulação das informações encontradas na informática.”<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<u><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">As bases para a informática na educação no Brasil<o:p></o:p></span></u></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“No Brasil, como em outros países, o uso do computador na educação teve
início com algumas experiências em universidades, no princípio da década de 70.
Em 1975, foi produzido o documento "Introdução de Computadores no Ensino
do 2° Grau", financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino e, nesse
mesmo ano, aconteceu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao
país, os quais lançaram as primeiras sementes das idéias do Logo. “<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; mso-outline-level: 2;">
<u><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Formação
de professores em informática na educação<o:p></o:p></span></u></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“A formação de professores do 1º e 2º graus para usarem a informática na
educação recebeu uma atenção especial de todos os centros de pesquisa do
EDUCOM. É a atividade principal de todos os Centros de Informática Educativa .”<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“Essa formação tem sido feita através de cursos que requerem a presença
continuada do professor em formação. Isso significa que o professor em formação
deve deixar sua prática pedagógica ou compartilhar essa atividade com as demais
exigidas pelos cursos de formação. Além das dificuldades operacionais que a
remoção do professor da sala de aula causa, os cursos de formação realizados em
locais distintos daquele do dia-a-dia do professor, acarretam ainda outras.”<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; mso-outline-level: 2;">
<u><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Evolução
do computador no Brasil e as implicações na formação de professores.<o:p></o:p></span></u></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“Nos Estados Unidos o Apple foi o microcomputador disseminado nas
escolas. Era uma máquina simples, de fácil compreensão e domínio, muito
flexível e relativamente poderosa e robusta.”<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“Essa flexibilidade e fácil domínio fez com que fosse possível o
desenvolvimento de todo tipo de software e de hardware para o Apple. E isso era
feito tanto por empresas e por especialistas da área da computação, quanto por
professores, pais, alunos e pessoas que se interessavam pela produção de
material a ser utilizado na educação. O resultado foi a avalanche de material que
mencionamos anteriormente.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">“No Brasil, embora existissem mais de 40 diferentes fabricantes de
computadores do tipo Apple e muito software e hardware disponível, ele não foi
adotado como o computador da educação. Isso aconteceu principalmente por
limitações técnicas como por exemplo, a impossibilidade de se usar os
caracteres da língua portuguesa. Era impossível imaginar que o aluno fosse usar
um instrumento na escola que não permitisse escrever corretamente palavras da
sua língua entrou nas escolas. “. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Deparamos-nos com diversas
questões importantes a serem analisadas e discutidas sobre a informática na
educação como:<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">A questão da utilização dos
computadores nas escolas, como foi este impacto e como foi variando de acordo
com o local, a prática do professor diante dessas ferramentas de apoio, como
aliá-la de maneira positiva na educação assim como a formação desses
professores em informática na educação.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: 'Times New Roman', serif; font-size: 12pt; line-height: 150%; text-indent: 17.4pt;">O artigo se apresenta de forma muito interessante e de fácil
compreensão, aonde as ideias são bem organizadas de forma que facilita
acompanhar todo o contexto apresentado.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 17.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">É bem interessante conhecemos sobre o surgimento da informática no nosso
país, como ele se deu, seus marcos importantes para história. Assim como também
essa mesma caracterização e relação a outros países, e o mais interessante, a
influência de uns nos outros.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin-bottom: .0001pt; margin-bottom: 0cm; margin-left: 18.0pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify; text-indent: 17.4pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">A questão da formação abordada é de suma importância, pois não adianta
nada ter novos recursos para educação se os professores não estão preparados
para inserir os este recurso na sua prática pedagógica. <o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; margin-left: 18pt; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<br /></div>Hellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1537386891665768352.post-87070387425655257222012-04-30T13:49:00.001-07:002012-04-30T13:49:08.494-07:00"Computadores para Educar" (Helen Maisa)<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<br /></div>
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<br /></div>
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
<iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dzo3f-7H_RjSTUEUxhg11reRzmfiN5AdkY2ZtmHTLoRSSBkpZ9fiIFN8F5MKUEOXpVGfESmf7RO6ATmjQcuXQ' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe></div>
<br />Hellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1537386891665768352.post-25184389985175890402012-04-18T06:55:00.001-07:002012-04-18T07:15:29.055-07:00USO DE COMPUTADOR NA SALA DE AULA.<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="http://www.youtube.com/embed/gwhYBYVD7J0?fs=1" width="459"></iframe>Hellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1537386891665768352.post-88625667356638172322012-04-18T06:41:00.001-07:002012-04-18T06:41:53.724-07:00Tecnologia na Educação<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="344" src="http://www.youtube.com/embed/0Z2VnWfe33M?fs=1" width="459"></iframe>Hellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1537386891665768352.post-10243146136590668912012-04-06T20:48:00.005-07:002012-04-06T20:54:25.226-07:00<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><span style="color: red; font-size: 14px; line-height: 18px;"><span style="background-color: white;"><i>"SÓ OS IDIOTAS ACHAM QUE A MÁQUINA DEIXA O PROFESSOR MENOS IMPORTANTE. É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO. UM PROFESSOR APAIXONADO PELA VIDA ESTIMULA A CURIOSIDADE E A CURIOSIDADE É A MAIOR FONTE DO SABER". </i></span></span><span style="background-color: white;"><i><span style="color: red;"><br style="font-size: 14px; line-height: 18px;" /></span></i><br style="font-size: 14px; line-height: 18px;" /><b style="font-style: italic;"><span style="font-size: 14px; line-height: 18px;">(</span><a href="http://www.paulofreire.org/" style="font-size: 14px; line-height: 18px; text-decoration: none;"><span style="color: black;">PAULO FREIRE</span></a><span style="font-size: 14px; line-height: 18px;">) </span></b></span></span>Hellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1537386891665768352.post-18089531883453804922012-04-06T20:34:00.000-07:002012-04-06T20:44:24.821-07:00O computador como um amigo da Educação<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-indent: 35.4pt;">
<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
</div>
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;"><br /></span></i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;">A escola ao introduzir o computador como um meio de aprendizagem
não deve deixar que este se torne um artigo de luxo, criando assim adultos
egoístas e anti-sociais. Ela deve buscar neste, um meio de desenvolver cidadãos
mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente a
novas tecnologias.<span class="apple-converted-space"> </span></span></i></span><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;">
</i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif; line-height: 150%; text-indent: 35.4pt;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> Entender
o que significa "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que
o computador se tornou um instrumento, um ferramenta para aprendizagem,
desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao
desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua
inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos
autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca,
da investigação, da descoberta e da invenção.<span class="apple-converted-space"> </span></i></span><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif; line-height: 150%; text-indent: 35.4pt;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> </i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> Por
isso a informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para
professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e
pesquisa. Os alunos ao utilizarem o computador entram em um ambiente
multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem
informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um
processo onde o professor educa o aluno e ao educar é, transformado através do
diálogo com os alunos. Cada geração inventa, cria, inova e a educação tem seu
processo também de criação, invenção e inovação, principalmente no campo do
conhecimento. E preciso evoluir para se progredir. </i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;">O papel então dos
professores não é apenas o de transmitir informações, é o de ser o facilitador,
mediador da construção do conhecimento. Então, o computador passa a ser o
"aliado" do professor na aprendizagem, propiciando transformações no
ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar.<span class="apple-converted-space"> </span></i></span><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;">
</i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> O
computador é um meio onde desenvolvemos inteligência, flexibilidade,
criatividade e inteligências mais críticas.<span class="apple-converted-space"> </span></i></span><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;">
</i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> Se
a educação se esgotar no processo de transmissão dos conhecimentos e dos
valores criados por gerações passadas sem a elaboração de conhecimentos novos,
sem questionamento de valores, sem inventividade e inovação, não teremos
evolução cultural, social, tecnológica e educacional. Deixará de haver
progresso e estaremos estagnando ou retrocedendo.<span class="apple-converted-space"> </span></i></span><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;">
Portanto,
a informática quando adotada nas escolas deve se integrar ao ambiente e à
realidade dos alunos, não só como ferramenta, mas como recurso
interdisciplinar, constituindo-se também em alguma coisa a mais com que o
professor possa contar para bem realizar o seu trabalho.<span class="apple-converted-space"> </span></i></span><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> </i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> Como
toda tecnologia, a introdução dos computadores na educação apresenta aspectos
positivos e negativos. Para que uma instituição escolar introduza a
informática, é preciso ter em primeiro lugar um plano pedagógico, onde serão
discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha
do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil os objetivos educacionais, não deixando portanto, que o
computador se torne um brinquedo.<span class="apple-converted-space"> </span></i></span><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;">
</i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> A
escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse
novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja
substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o
meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos
e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.<span class="apple-converted-space"> </span></i></span><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;">
</i></span><br />
<span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><i style="background-color: #f3f3f3;"> Porém,
a introdução de computadores nas escolas não é uma solução para os problemas
que afligem a educação. O computador não é um "bicho de sete-cabeças"
e nem salvará o ensino. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da
maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade
que são inerentes ao ser humanos, apenas às desenvolve<span style="font-size: 18pt; line-height: 150%;">.</span></i></span></div>Hellen Maisahttp://www.blogger.com/profile/08526528047424963427noreply@blogger.com0